duartinense - meaning and definition. What is duartinense
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is duartinense - definition

MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Duartinense
  • alt=
  • Imagem do coreto e da Igreja Matriz
  • Igreja Tenrikyo 2 (Família Miyoshi)
  • Igreja Tenrikyo 1 (Família Mabuchi))
  • Laranjal em Duartina
  • Monumento duartinense em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil
  • esquerda

duartinense         
adj m+f (top Duartina+ense) Relativo a Duartina, cidade e município do Estado de São Paulo
s m+f Pessoa natural desse município.
duartinense      
adj.2g.s.2g. (-1926 cf. IBGE) relativo a Duartina SP ou o que é seu natural ou habitante
-etim top. Duartina + -ense

Wikipedia

Duartina

Duartina é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, região sudeste do Brasil. Localiza-se à noroeste da capital do estado, da qual dista 366 km em linha reta, 375 km (via Rodovia Castelo Branco/BR-369) e 380 km (via Rodovia Castello Branco/Marechal Rondon). Limita-se com os municípios de Cabrália Paulista, Lucianópolis, Avaí, Fernão, Gália e Piratininga. Três rodovias estaduais cortam o município, sendo elas a SP 294 (Rod. Comandante João Ribeiro de Barros), SP 293 (Rod. Lourenço Lozano) e SP 315 (Rod. Antônio João Garbulho). 

Duartina emancipou-se de Piratininga por meio de proposta apresentada pelo então deputado estadual Eduardo Vergueiro de Lorena. O nome dado à estação ferroviária da localidade passou a ser o nome do município; deste modo, Santa Luzia do Serrote passou oficialmente a chamar-se Duartina. Seguindo a tendência estadual e federal, o grande empregador do município é o setor de serviços.

O município integra o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, formado pelos municípios de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga, com vocação para o turismo cultural, histórico e rural. Em Duartina os principais atrativos turísticos são o Ecoparque Ciro Simão, a Igreja Matriz de Santa Luzia, a Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Museu Histórico Municipal, o Pesqueiro Santa Luzia e a Casa do Artesão. 

Duartina ganhou destaque no noticiário nacional em 2018 devido as alegações do MST de que, a Fazenda Esmeralda, ocupada pelo Movimento, pertenceria a Michel Temer. Publicamente a fazenda pertence ao Coronel Lima, amigo íntimo de Temer. Lima e Temer foram presos pela Lava Jato na manhã do dia 21 de maço de 2019 acusados de estarem envolvidos em um esquema de recebimento de propinas milionárias.

O município foi um dos representantes da região de Bauru no Festival Gastronômico Sabor SP realizado na capital paulista e promovido pelo Senac com o intuito de promover o sabor e a identidade da culinária paulista. O manjar de amora do Pesqueiro Santa Luzia foi o prato classificado. A relação de Duartina com as amoreiras remonta o período da sericicultura, quando o município era conhecido como a "Capital da Seda".

Passado o ciclo econômico da produção de seda, Duartina localiza-se atualmente na frente de expansão do cinturão citrícola do estado de São Paulo, fornecendo matéria prima para gigantes do mercado de cítricos, como as multinacionais Cutrale, Fisher e Louis Dreyfus. O município também compõe o 12º Polo de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, criado em 2019 para fomentar a produção de papel, celulose e reflorestamento. Duartina possui uma área de mais de 2500 hectares plantados de eucalipto em regime de parceria entre proprietários rurais locais e as empresas Bracell e Suzano, líderes mundiais na produção de celulose.